Miguel Abdalla Neto, tio materno de Suzane e Andreas von Richthofen, foi encontrado morto em sua residência na Rua Baronesa de Bela Vista, localizada na Vila Congonhas, zona sul de São Paulo, na tarde de sexta-feira (9).
Abdalla Neto, ginecologista de profissão, era irmão de Marisa von Richthofen, mãe de Suzane e Andreas. Após o assassinato de Marisa e de seu marido Manfred Albert von Richthofen, em 2002, Miguel assumiu a guarda de Andreas, que ainda era menor na época.
Segundo a Polícia Militar, o corpo foi achado ao lado da cama, apresentando rigidez cadavérica. Ainda não foram definidas as causas da morte, mas, segundo informações iniciais da polícia, as hipóteses apontam para mal súbito ou morte natural. Não havia sinais de arrombamento na casa.
Marisa e Manfred foram mortos em outubro de 2002, afinal de um espancamento ocorrido enquanto dormiam, episódio que teve grande repercussão no país. As investigações indicaram que Suzane, filha do casal, foi a mandante do crime, tendo ordenado a execução aos irmãos Daniel, seu namorado, e Cristian Cravinhos.
Os três envolvidos foram condenados e presos, mas atualmente respondem em liberdade. Depois do crime, houve um conflito entre Miguel e Suzane envolvendo a herança da família, que somava cerca de R$ 11 milhões atualizados.
Miguel chegou a mover uma ação judicial para excluir Suzane como herdeira. Com a condenação e prisão dela em 2006, Andreas von Richthofen foi nomeado inventariante do espólio.
*Informações obtidas do Estadão Conteúdo.