Na manhã desta terça-feira (23), o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira (PSDB), recebeu Fabíola Almeida, nova presidente da Neoenergia Cosern, em uma visita institucional na sede do Poder Legislativo. A reunião marcou a apresentação oficial da executiva ao Parlamento potiguar e fortaleceu o diálogo entre a concessionária e a Assembleia sobre temas estratégicos para o desenvolvimento do estado.
Fabíola esteve acompanhada pela gerente de Relações Institucionais, Priscilla Simonetti; pelo diretor de Comunicação, Paulo Araújo; e pelo assessor de imprensa, Mycleison Costa. Ela destacou os investimentos que a empresa planeja realizar nos próximos anos e reafirmou o compromisso da Neoenergia Cosern com a ampliação e modernização da infraestrutura elétrica no Rio Grande do Norte.
Um dos principais assuntos tratados foi o novo ciclo de investimentos da distribuidora no estado, que prevê a aplicação de R$ 4,1 bilhões até 2030, o maior investimento da história da companhia na região. Esse valor representa um crescimento de 81% em relação ao ciclo anterior e foi possibilitado pela renovação antecipada do contrato de concessão da empresa até 2057.
Fabíola Almeida ressaltou que o objetivo é fortalecer a relação institucional entre a concessionária e o Poder Legislativo, mantendo canais de diálogo que envolvam projetos com impacto direto no crescimento econômico e social do Rio Grande do Norte.
O presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira, ao expor as ações do Legislativo, destacou o investimento da Casa na preservação e valorização do patrimônio histórico e cultural do estado. Ele enfatizou iniciativas voltadas para a recuperação de espaços importantes para a memória potiguar, ressaltando que a proteção desse patrimônio é fundamental tanto para a identidade do povo quanto para o desenvolvimento cultural e turístico da região.
Para Ezequiel, os investimentos da Neoenergia Cosern e as ações do Legislativo convergem para promover o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte. Ele afirmou que a expansão da infraestrutura energética combinada com a valorização da cultura e história fortalece a economia, gera oportunidades e melhora a qualidade de vida da população.
Fabíola Almeida, pernambucana, assumiu a presidência da distribuidora em maio de 2026, passando a ser a principal executiva da empresa no estado. Ela possui formação em Administração de Empresas e Ciências Contábeis, com mestrado e doutorado nas áreas, além de MBAs em Telecomunicações e em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas. Ao longo da carreira, acumulou experiência em grandes empresas nacionais, como Bompreço, Ambev, TIM Brasil e Claro, e está no grupo Neoenergia desde 2010, atuando em setores estratégicos ligados ao planejamento, controle de gestão e conformidade regulatória.
Créditos: AL RN