EUA realizam ataques contra o Estado Islâmico em múltiplas regiões da Síria

Segurança

EUA realizam ataques contra o Estado Islâmico em múltiplas regiões da Síria

Neste sábado (10), as Forças Armadas dos Estados Unidos anunciaram que efetuaram ataques contra diversos alvos do Estado Islâmico em diferentes áreas da Síria. Essa ação faz parte de uma operação iniciada por Washington em dezembro, após um ataque contra militares americanos.

Uma coalizão liderada pelos EUA vem conduzindo ataques aéreos e missões terrestres na Síria nos últimos meses, com foco em suspeitos do Estado Islâmico, frequentemente em cooperação com forças de segurança sírias.

"Os ataques de hoje tiveram como alvo o ISIS em toda a Síria", declarou o Comando Central dos EUA (CENTCOM) em nota, informando que as ações ocorreram no início da tarde, no horário da Costa Leste dos Estados Unidos.

O comunicado não especificou se houve vítimas fatais nos ataques. O Pentágono não comentou mais detalhes, e o Departamento de Estado não respondeu de imediato a solicitações de informação.

Os ataques deste sábado integram uma operação iniciada no mês passado, após militantes do Estado Islâmico matarem militares americanos na Síria, conforme divulgado pelo CENTCOM. Segundo o comando, dois soldados e um intérprete civil foram mortos em 13 de dezembro.

Atualmente, cerca de 1.000 soldados dos EUA permanecem na Síria.

O governo sírio, liderado por antigos rebeldes que derrubaram o regime de Bashar al-Assad em 2024 após uma guerra civil de 13 anos, inclui membros do antigo braço da Al Qaeda na Síria que romperam com o grupo e entram em confronto com o Estado Islâmico.

A Síria tem colaborado com a coalizão liderada pelos Estados Unidos contra o Estado Islâmico, tendo firmado um acordo no final do ano passado, quando o presidente Ahmed al-Sharaa visitou a Casa Branca.