EUA realizam ataque em larga escala contra Estado Islâmico na Síria

Segurança

EUA realizam ataque em larga escala contra Estado Islâmico na Síria

Os Estados Unidos lideraram neste sábado, 10, ataques em larga escala contra o grupo jihadista Estado Islâmico (Isis) no território sírio.

A ação foi divulgada pelo Controle Militar norte-americano em suas redes sociais, afirmando que os ataques tiveram como alvo o Estado Islâmico em toda a Síria.

Essa ofensiva, parte da Operação Hawkeye, foi uma resposta direta ao ataque mortal promovido pelo Isis contra forças dos EUA e da Síria em Palmira, em 13 de dezembro, segundo comunicado do Controle Militar.

O comunicado não revelou números de mortos nem detalhes sobre a extensão dos danos causados aos alvos do Isis na Síria. Até o momento, o Departamento de Estado não se manifestou sobre o episódio.

O governo sírio atual é formado por ex-rebeldes que derrubaram o regime do ditador Bashar al-Assad em 2025, e conta com membros que antes fizeram parte do grupo terrorista Al Qaeda.

No ataque de 13 de dezembro, dois soldados do Exército dos EUA e um intérprete civil perderam a vida em Palmira, cidade localizada no centro da Síria.

Essa ação do Isis tinha como alvo um comboio composto por soldados norte-americanos e forças sírias na região, deixando ainda outros militares feridos.

Os Estados Unidos mantêm cerca de 1.000 militares na Síria, muitas vezes realizando operações com o apoio das forças de segurança sírias.