Brasil encerra representação da Argentina na Venezuela após provocações de Milei

Política

Brasil encerra representação da Argentina na Venezuela após provocações de Milei

O Brasil deixará de representar os interesses da Argentina na Venezuela, país onde o governo de Javier Milei está sem corpo diplomático desde agosto de 2024. A tutela da embaixada argentina deverá ser assumida pela Itália.

A decisão foi comunicada ao governo argentino na quinta-feira (8) e ao venezuelano na sexta-feira (9). Ela foi motivada por diversas publicações do presidente argentino Javier Milei nas redes sociais, com críticas diretas e indiretas ao Brasil e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Uma das publicações de Milei comemorava a captura de Nicolás Maduro, terminando com uma foto de Lula abraçado ao líder venezuelano. Outra imagem, divulgada após a eleição de José Antonio Kast no Chile, mostrava a América do Sul dividida; a Argentina aparecia como futurista e o Brasil como uma grande favela, o que desagradou o governo brasileiro.

Fontes do governo brasileiro confirmaram à CNN Brasil que, após várias postagens agressivas de Milei, não existe mais confiança entre os dois governos para que o Brasil continue representando os interesses argentinos.

O Brasil atuou como intermediário entre Argentina e o regime de Maduro, ao assumir a tutela da embaixada argentina em Caracas. Essa atuação tinha como objetivo proteger os refugiados venezuelanos que estavam na representação argentina.

Além disso, o governo brasileiro manteve contatos com o regime venezuelano para obter informações e trabalhar pela libertação de um agente da gendarmeria argentina preso no país em 2023, mesmo correndo risco de desgaste diplomático.

Com as mudanças em Caracas resultantes da captura de Maduro, a opção brasileira foi encerrar esse ciclo e finalizar a representação dos interesses argentinos.

Uma fonte do governo brasileiro, em anonimato, afirmou: "Fica difícil para um país que está do lado do câncer do socialismo representar os interesses argentinos. É incoerente com a visão do Milei."

Espera-se que a Itália assuma a representação diplomática da Argentina na Venezuela.